Select Menu
» » » » » ARTIGO: Como posso ser produtivo?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Olá! 

O tema deste meu artigo é bem controverso e começo informando que as técnicas e métodos descritos nele são todos os que utilizo para conseguir dar conta de todas as atividades que assumo constantemente.

Pergunto: Como você conciliaria todas as atividades abaixo?
  • Trabalhar em horário comercial (8h diárias de segunda a sexta-feira);
  • Criar conteúdos para o canal de vídeos;
  • Divulgar os trabalhos realizados nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+;
  • Divulgar os trabalhos no blog e escrever artigos;
  • Estudar novas tecnologias;
  • Estudar para não se tornar defasado no uso das ferramentas e aplicativos diários;
  • Ter uma vida pessoal saudável (praticar o mínimo possível de esportes, coisa que não faço!);
  • Ter um bom relacionamento com família (esposa, filhos, namorada,etc...);
  • Escrever um livro;
  • Ter tempo para encontrar com amigos e divertir-se.
Tempo hoje é um recurso escasso. Tempo disponível para recreação é então um artigo de luxo. 

Não vou relativizar a passagem do tempo com a idade pois isso não vai levar a propósito nenhum. Para os padrões do mercado de trabalho sou velho (tenho 45 anos) e minha sensação é a mesma já há muito tempo: ele está passando rápido e isso é culpa da tecnologia (não, eu não sou contra ela, amo tecnologia, mas ela nos impele para uma vida muito complicada!). 

A Internet e a evolução dos dispositivos móveis tornaram nosso trabalho mais dinâmico, pois podemos concluí-lo em qualquer lugar e em qualquer hora. Com o uso da tecnologia o volume de trabalho aumentou e o tempo para realiza-lo consequentemente diminuiu. Isso nos torna reféns de relógios e da análise das atividades improdutivas que podem ser cortadas ou eliminadas da rotina. Qualquer desvio de finalidade é uma perda de tempo (assim penso eu!). Há até um problema de saúde relacionado ao trabalho chamado Síndrome de Burnout. Pesquisei e fiquei assustado! 

Some todo esse volume de informações ao tempo perdido com dispersão causada por programas como o WhatsApp, Messenger, Facebook entre outros programas de mensagens instantâneas. Queira ou não, quando o apito de mensagem recebida é ouvida, nosso cérebro já se condicionou a procurar pelo celular e verificar "se não é nada urgente". 

Mas, a proposta do artigo é justamente explicar como conseguir tempo para ser produtivo e a minha resposta é : APROVEITE CADA SEGUNDO DISPONÍVEL PARA TORNÁ-LO PRODUTIVO! Algumas dicas que sigo para aproveitar melhor o meu tempo ocioso:

No trabalho é essencial ser mais produtivo a cada dia e você só vai conseguir isso simplesmente desligando o seu celular ou colocando-o no modo "Não Perturbe". As constantes interrupções serão neutralizadas e você terá mais tempo para desenvolver seus trabalhos! Tem coisa mais irritante que a notificação do WhatsApp?

Nos estudos é essencial entender que somente assistir vídeos e ler livros não nos torna especialista em nada. Neste caso aproveito as quase 3 horas que passo no transporte público diariamente para: ler um livro, assistir aulas online, criar conteúdo novo e principalmente planejar os próximos passos. Esse tempo é ótimo para fazer o exercício "o que eu vou fazer daqui para frente?", ou "o que posso fazer para ter mais tempo livre?". 

Praticar os conceitos absorvidos em livros e cursos deve ser incorporado aos momentos em que você estiver "zerando" em casa. Ao invés de assistir a um programa que não vai agregar em nada em sua vida pessoal e profissional, vá estudar... É o que faço!

Vida pessoal: considerando que tenho em média de 5 horas úteis (durante a semana e a noite), distribuo essas horas: 1 hora produzindo novos cursos, 2 horas escrevendo um livro e outras 2 horas com demais atividades como o jantar, banho, assistir TV e descansar um pouco! Afinal acordar as 5h da manhã todo dia cansa o corpo e a cabeça precisa de uma pausa.

Aos finais de semana tento conciliar todas as atividades mas com uma pitada adicional de tempo para a família e os amigos. Ir a um restaurante, curtir uma viagem, assistir um pouco de TV (Netflix e seriados) e quem sabe um dia eu até consiga comprar um videogame para distrair um pouco.

Enfim, não dá para abraçar o mundo e com isso deixo de fora da minha lista atividades como: responder cada uma das mais de 80 mensagens diárias com dúvidas que recebo diariamente, cursos presenciais (que amo fazer) em empresas e escolas, palestras e entre outras...

Antes de concluir o artigo, posso te contar um grande segredo: sem uma esposa compreensiva, companheira e parceira para tudo, nada disso seria possível!

E você? O que faz para equilibrar todo o seu tempo disponível com as atividades realizadas? Consegue dar conta de tudo?

Grande abraço e até o próximo artigo!


Alessandro Trovato
Redes sociais: Facebook / Twitter / LinkedIn


Link original do artigo no LinkedIn




Autor Alessandro Trovato

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios