Select Menu



por Alessandro Trovato

» » » » » » #02 - Planilhas Excel - Vamos falar sobre Educação Financeira?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Olá, pessoal! Rafael por aqui novamente.


Primeiramente, gostaria de agradecer o retorno positivo que obtive do primeiro artigo aqui postado. Isso me motiva a dar continuidade ao assunto e compartilhar mais conhecimento, sendo para mim um caminho de duas vias, onde posso ensinar o pouco que sei e aprender ao mesmo tempo.

Neste artigo, apresento mais uma ferramenta de fácil utilização. Trata-se da segunda planilha em Excel que elaborei para vocês.

Planilha Nº2 – Poupança/Investimento após "n" meses – Download



Então, como utilizar esta planilha?

É simples. Basta vocês definirem o valor que pretendem poupar mensalmente. Na sequência, a taxa de juros recebida e por quanto tempo pretende-se poupar o mesmo valor. Feito isso, os resultados serão mostrados.

Algumas observações importantes:

Reparem que o tempo é um fator importantíssimo, pois é em longo prazo que a ação dos juros compostos surte efeito

É possível analisar isto da seguinte forma: 

Digamos que vocês queiram acumular o valor de 1 milhão de reais, poupando 500 reais por mês a uma taxa de 1%. Vocês precisarão de aproximadamente 25 anos para chegar lá. Se para acumular 1 milhão de reais levou-se 25 anos, então vocês podem pensar que para acumular 2 milhões levarão 50 anos, quando na verdade o tempo será de aproximadamente 31 anos. Lembrem-se de que o rendimento tem um crescimento exponencial.

Acredito que o difícil mesmo, é conseguir acumular um montante de 100 mil reais. Nessa fase inicial, o rendimento mensal é muito baixo, porém, passando dos 100 mil vocês já terão uma renda passiva (seu rendimento mensal) considerável. É a mesma ideia que apresentei anteriormente, com o exemplo de 1 milhão de reais. Para chegar ao valor de 200 mil reais será bem mais rápido comparado ao tempo que levou-se para chegar aos 100 mil reais, e assim sucessivamente.

Deixem as suas sugestões, comentem, compartilhem!
 
Grande abraço,
Rafael Marcelo Walter



Autor Rafael Marcelo Walter

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

3 comentários

  1. Parabéns Rafael pelo artigo!
    Vou te dizer que sempre quis poupar mas nunca consegui seguir uma rotina para atingir um montante. Na verdade acho que eu erro muito pois até hoje não consegui definir "o quanto" quero ter de economias! Nunca parei para fazer o planejamento disso e acho que isso daria um bom artigo. Como posso começar a me planejar? Existe alguma técnica boa para isso?
    Grato meu amigo e sucesso! Seus artigos e planilhas são ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandro!
      Com certeza, isso daria um bom artigo sim. Posso escrever algo bem bacana sobre isso contando como eu dei os meus primeiros passos.
      Esse planejamento é essencial, não é nem um bicho de sete cabeças, o importante é começar o quanto antes.
      Eu comecei lendo alguns livros que me ajudaram muito.
      O primeiro livro que li sobre o assunto, foi "Os Mitos do Dinheiro" do Gabriel Torres, depois, "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" do Gustavo Cerbasi e um outro livro que você não pode deixar de ler é o "Pai rico, Pai pobre" do Robert Kiyosaki. São livros que expandem um pouco a nossa visão sobre o tema.
      No blog Terremoto do Gabriel tem varias indicações de livros.
      Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir